Coordenador : Tatiane Militão de Sá
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 394693.2206.246974.26062023
Departamento/Setor: GLC
Área Temática : Educação
Tipo: Programa
Publico Alvo : Professores, pós-graduandos, profissionais de Ensino. Alunos e profissionais do Programa de BioCiências do PPBi Graduandos da UFF das disciplina de Libras cadastradas no instituto de Letras - GLC
Local de atuação: Campus Gragoatá UFF, pelo CEAD de forma online
Objetivo
2. OBJETIVOS 2.1 OBJETIVO GERAL Gerar produtos, processos e estratégias com recursos educacionais abertos compreendendo o tema Ciências e Biotecnologia por meio de curso em plataforma moodle. 2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS Criar e distribuir conteúdos como objetos de divulgação científica para o portal digital baseando-se em propostas bilíngues e visuais; avaliar o potencial do curso como treinamentos em plataforma EAD de recurso educacional aberto por meio de um curso online para toda a área de Biotecnologia da CAPES, para atualização/alteração/adequação com base nas avaliações obtidas do repositório. Comparar o benefício dos objetos de divulgação científica após ações presenciais e à distância por meio de coleta de metadados e ferramentas qualitativas.
Resumo
O curso Biocinais: saúde e meio ambiente é parte integrante do projeto de Recursos Educacionais Abertos bilíngues - REAs aprovado em reunião de departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (GLC) para treinamento e capacitação para professores, graduandos e afins por meio de um portal digital mem parceria com o Centro de Educação a distância (CEAD) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Nossa equipe estará constantemente elaborando e disponibilizando de forma online conteúdos abertos e gratuitos para o beneficio de toda comunidade educacional. Materiais de ensino, aprendizado e pesquisa em qualquer suporte ou mídia, que estão sob domínio público, ou estão licenciados de maneira aberta, permitindo que sejam utilizados ou adaptados por terceiros é a definição de Recursos Educacionais Abertos (REA) dada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Este curso possui 1 módulo com 7 unidades que abordam temas como: biodegradação, poluição, impacto ambiental, materiais poliméricos, Libras em saúde, frases e diálogos com aproximadamente 40h/a totalmente online.